domingo, 21 de junho de 2009

Projeto VII - Conhecendo o Conhecimento

TEMA
Conhecimento: A certeza da incerteza

Pergunta
Se existe o problema da certeza versus verdade, como garantir que uma informação dada por você seja uma verdade confiável?

Justificativa
Pensando na posição das pessoas que prestam serviços de informações e têm boas intenções com isso, existe a necessidade de evidenciar sua índole e seu reconhecimento como fonte de informação com maior confiabilidade.

2 comentários:

  1. Através do registro da resposta, pode-se garantir que aquela era uma verdade absoluta no momento dado para pessoa que respondeu. Somente isto pode ser garantido.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é um problema difícil fazer esse tipo de identificação, uma vez também que não existiria uma fonte 100% confiável.

    O que se pode fazer é um julgamento pessoal de uma fonte a partir do nosso modelo de xonhcimento que contruimos, ou seja, as nossas experiências pessoais nos ajudam a fazer um julgamento da confiabilidade de uma fonte. Entretanto, essa avaliação não é sempre correta, mas devemos procurar algo que se aproxima do mais verossímel que pudermos avaliar.

    O problema a meu ver, então, não seria apenas fontes confiáveis, mas sim a educação à uma postura crítica em relação as informações que nos chegam e passamos a todo instante.

    Outro ponto seria a possibilidade de procurar o máximo de críticos possíveis na produção do conhecimento, diversificando os pontos de vista.

    ResponderExcluir