sábado, 20 de junho de 2009

Projeto VII - Conhecendo o Conhecimento

TEMA
Conhecimento: De imediato, agora


Pergunta

Qual o impacto dessa pressão pelo imediatismo nas decisões que tomamos, no que se refere ao planejamento de longo prazo de carreiras, famílias, organizações etc?

Justificativa

A valorização do imediato nos impele a tomar decisões sem parar para refletir. Não temos paciência para desenvolver raciocínios nem esperar respostas. Estamos nos tornando seres reativos, o que muitas vezes nos leva a tomar decisões de acordo com um contexto ao invés de levar em conta todo o processo e as implicações envolvidas.

Um comentário:

  1. Com o imediatismo não preocupamos com a origem e nem com as conseqüências dos projetos. Assim, o presente é vivido de forma urgente e não o tratamos com um planejamento prévio para obtermos sucesso. No imediatismo, o sucesso resulta do oportunismo e, dessa maneira, pode ser efêmero. Tal fato tem implicações graves em nossa vidas, como: desmotivação no cotidiano, alunos que desistem no primeiro ano de faculdade por ter duração de quatro anos, empresários que desistem do negócio por não ter retorno financeiro a curto prazo, etc.

    A cultura do imediatismo pode ter desdobramentos negativos em nossa vidas profissionais quando não refletimos e agimos no impulso. É freqüente, quando estamos na faculdade, querermos procurar emprego logo no começo da graduação, para que possamos obter algum retorno lucrativo em curto prazo. Entretanto, se pensarmos a longo prazo poderia ser mais conveniente preocupar primeiro com os a formação do conhecimento e depois procurar um emprego.

    ResponderExcluir