sexta-feira, 19 de junho de 2009

Projeto VII - Conhecendo o Conhecimento

TEMA
Conhecimento: Declaração de Independência


Pergunta:

Quando o usuário passa a produzir seu próprio conteúdo, ele deve, também, saber sinalizá-lo em meio a grande quantidade de informações geradas.
Qual o impacto para a classificação do conteúdo quando o usuário passa a ser responsável por ela?

Justificativa:

A forma como o conhecimento é organizado é importante para torná-lo mais acessível ao usuário. Em bibliotecas, por exemplo, todo o conteúdo é classificado de forma rígida ligadas, normalmente, a organização física do acervo. É interessante saber como classificar o conteúdo na internet, que é um ambiente sem fronteiras, sem regras e atualizado a todo momento.

Lilian Lucélia.
Grupo A.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que a classificação dos dados na internet é algo que vai além de simplesmente facilitar a vida do usuário. É algo que se torna uma necessidade diante do aumento cada dia maior da quantidade de informações e da diversidade de autores existentes na internet. Sem uma política de classificação, se torna praticamente inviável encontrar alguma informação específica nesse meio de informações tão aleátorias. A organização é a base de tudo e, principalmente, em um ambiente sem fronteiras como o da internet, sua presença é uma questão de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  3. O impacto disso é que a tarefa de recuperação do conhecimento pelos mecanismos de busca ficam mais dependentes da qualidade com que os usuários classificam o conteúdo. Se os usuários conseguem classificar bem o conteúdo, os outros vão encontrar e acompanhar a evolução do conhecimento com mais facilidade.

    ResponderExcluir