domingo, 29 de março de 2009

Poder das Massas

O princípio da Web 2.0 do Poder das massas, usado por O'Reilly, refere-se ao poder que as participações coletivas têm em produzir conteúdos.

1. The Wisdow of Crowds

The Wisdow of Crowds é o título de um livro escrito por James Surowiecki, em que ele relata três tipos de problemas, sendo: cognição, coordenação e cooperação. O autor cita que eles podem ser melhores resolvidos por grupos de pessoas de acordo com algumas condições específicas, do que pelo mais inteligente do grupo sozinho .

Um exemplo do Wisdow of Crowds é o antispam CloudMark, que é um sistema de filtros de spams colaborativo, em que decisões individuais dos usuários sobre o que é ou não é spam e a análise das mensagens ficam asseguradas pelos próprios usuários.

A idéias é que, atuando individualmente, mas coletivamente, as massas provavelmente tendem a alcançar a resposta certa, do que uma única pessoa.

2. Crowdsourcing

O termo Crowdsourcing, criado pelo jornalista Jeff Howe, refere-se, de maneira simples, à popularidade de sites de compartilhamento de multimídias, como o Flickr e o Youtube. Estes espaços atuam como intermediários entre o produtor de vídeos amador e qualquer outra pessoa que queira obter seu material.

3. Folksonomia

O termo folksonomy, criado por Vander Wal, refere-se à taxonomia gerada pelo usuário para categorizar e recuperar conteúdos digitais na internet.

Os usuários utilizam campos nas entidades criadas, como por exemplo o post em um blog, e acrescenta termos (tags) na linguagem natural referente ao que é postado. É uma classificação de usuário para usuário, sem controles de indexação.

Vander Wal aponta que a folksonomia deriva de 3 elementos:
a. o tag personalizado
b. o objeto(entidade) que recebe o tag
c. o tag que é anexado ao objeto(entidade)

Desses elementos de dados, são necessários apenas dois para encontrar o terceiro. Um exemplo dessa aplicação é o Del.icio.us. Se você possui um site e um tag para o site, é possível encontrar outros objetos individuais que o mesmo tag.

Uma outra característica da folksonomia é que tags são geradas muitas vezes, então é possível traçar perfis de interesses sobre variados temas.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/300024/What-is-web-20-Ideas-technologies-and-implications-Paul-Anderson

2 comentários:

  1. Muito interessante a ideia!
    Essa aplicaçoes coletivas sao modelos de produção que utilizam a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.
    Romulo Grupo Q

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  2. Interessante desse novo aspecto de comportamento social é que as pessoas
    não pautam-se somente pela racionalidade econômica liberal. O reconhecimento
    intelectual também é forma de auto-realização nesse contexto.

    Welson
    Grupo O

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